UOL HOST: Hospedagem de sites, Loja Virtual, Registro de domínios
Melhorando na Escola: Estados Físicos da Matéria

Ads 468x60px

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Estados Físicos da Matéria

Estados físicos da matéria ou fases são as diferentes formas de como uma substância pode se apresentar no espaço. Os principais são:

Os três estados da matéria. Ilustração: snapgalleria / Shutterstock.com [adaptado]

Sólido

É quando os átomos das moléculas constituintes da matéria estão em um estado de agitação baixo, podendo ser concentrados mais átomos em um mesmo espaço físico. A sua forma e volume são fixos. Por exemplo, uma barra de ouro. Pode ser colocada em qualquer tipo de recipiente que ela não tomará a forma do recipiente, e o seu volume não vai aumentar ou diminuir.

Ouro em estado sólido. Foto: Sashkin / Shutterstock.com

Líquido

Ocorre quando as moléculas já estão um pouco mais dispersas, em relação à mesma matéria no estado sólido. Substâncias no estado líquido tem volume fixo, porém a sua forma pode variar. Por exemplo, a água. Se estiver em um copo, toma a forma do copo, se estiver na jarra, fica na forma da jarra.

Água pura. Foto: Edler von Rabenstein / Shutterstock.com

Gasoso

Acontece quando as partículas que formam a matéria estão bastante afastadas, dispersas no espaço. Por isto elas podem ter a forma e o volume variável. Exemplo, ar atmosférico. O ar de uma sala inteira pode ser comprimido dentro de um cilindro, e tomando a forma do mesmo.

Cilindros de gás. Foto: albund / Shutterstock.com

Todas as substâncias podem alterar o estado físico em que estão, alterando alguns fatores que as influenciam, como a temperatura e a pressão.

Existem ainda um quarto estado, chamado de plasma, que somente ocorre em condições altíssimas de temperatura, como no núcleo do Sol. Lá, os átomos de hélio ficam a uma temperatura e pressão muito altas, fazendo com que os seus elétrons sejam desprendidos de seus átomos.

Fonte da página: http://www.infoescola.com/quimica/estados-fisicos-da-materia/

Nenhum comentário: