Na Escola Jônica, Tales de Mileto foi o primeiro filósofo ocidental - marco inicial da filosofia. Ele considerava a água origem de todas as coisas, além de explicar realidade a partir dela mesma (água como princípio explicativo de todo o processo natural). Admitia e estimulava que seus discípulos desenvolvessem outros pontos de vista e princípios explicativos (caráter crítico da doutrina de Tales).
Anaximandro de Mileto
Foi o discípulo de Tales. O Ápeiron (ilimitado ou indeterminado como primeiro princípio), a partir da transformação de cada coisa no seu contrário, turbilhão infinito ilimitado e indeterminado, mas que determina e limita todos os seres (ápeiron).
A origem do mundo surgiu no caos e o ápeiron seria o princípio original de todos os seres. Em cada coisa somente um de cada par pode existir.
Anaxímenes de Mileto
Sendo o Anaximandro discípulo de Tales, Anaxímenes é discípulo de Anaximandro. Para ele o ar era o elemento primordial, e chegou a fazer uma tentativa de encontrar uma explicação abstrata da realidade física.
Pitágoras
Saindo da Escola Jônica vamos agora para a Italiana. Na Escola Italiana, Pitágoras representam a permanência de elementos míticos e religiosos no pensamento filosófico, além de ter influência egípcia e de Platão. Tinham interesse pelo estudo das propriedades dos números, e para eles era como um elemento primordial (sinônimo de harmônia). Era o elemento básico explicativo da realidade e, segundo ele, o cosmo é regido por relações matemáticas. Ele tinha como seu principal interesse a música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário