Diferentemente de outras células não possuem núcleo, o que caracteriza uma condição favorável se comparada a outros animais, visto que, devido a sua capacidade de transportar gases, necessitam de intensa atividade de transporte para nutrir os tecidos. Com isso, por não ter um núcleo a nutrir, consomem menos O2 e aumentam sua capacidade de transporte.
Células bicôncavas
Devido a sua conformação estrutural que forma a hemoglobina, quando há deficiência nesta proteína (hemoglobina) ocorre a anemia.
Glóbulos brancos
- São os leucócitos, células de defesa do organismo.
- Encontradas em menor quantidade que as hemácias, de 7 à 9 mil células por mm³.
- São nucleadas e maiores que as hemácias
- Seu aumento caracteriza uma leucocitose e sua queda caracteriza uma leucopenia.
Leucemia
É caracterizada pela quantidade excessiva de células anormais (glóbulos brancos), na médula. Estas células ocupam o lugar de células sadias visto que sua multiplicação é muito maior devido as proporções quantitativas.
Tipos de glóbulos brancos
Caracterizam-se por apresentar núcleo lobado, granulado ou não. Os nomes variam conforme a afinidade destas células a determinados corantes: neutros, ácidos ou básicos.
As células de defesa
Neutrófilos
Natureza básica, são células trilobadas com capacidade de fagocitar bactérias. São os formadores do pus e também granulados.
![]() |
Neutrófilo granulócito. Fonte: http://www.infoescola.com/citologia/neutrofilos/ |
Eosinófilos ou acidófilos
Natureza ácida, são células trilobadas de resposta alérgica ou parasitária (helmíntica). Atuam junto com basófilos. Sua natureza básica proporciona a cor vermelha do citoplasma. Geralmente são encontradas de 2 a 4% (1 à 5 unidades por campo).
![]() |
Acidófilo. Fonte: http://scienceblogs.com.br/bessa/2009/03/vive-la-resistance/ |
Natureza básica, possuem grânulos bem evidentes capazes de gerar respostas histamínicas e heparínicas. Associam-se aos eosinófilos durante respostas alérgicas pois reagem promovendo a dilatação dos vasos facilitando a migração de outras células de defesa.
![]() |
Basófilo presente no sangue periférico visto em lâmina através de microscópio. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Granul%C3%B3cito_bas%C3%B3filo |
Linfócito
Núcleo evidente, são agranulócitos e responsáveis pela resposta imunológica de anticorpos.
![]() |
Linfócito normal (coloração de May-Grünwald Giemsa). |
Monócito
Agranulócitos, possuem o núcleo em forma de rim. São responsáveis por originar os macrófagos (apresentadoras de antígeno).
![]() |
Monócitos rodeados por glóbulos vermelhos, observados ao microscópio a partir de uma amostra de sangue. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mon%C3%B3cito |
As plaquetas
São fragmentos citoplasmáticos com capacidade de realizar a coagulação sanguínea. Durante uma lesão, elas migram em direção à lesão e iniciam o processo de coagulação. Variam de 150 à 300 mil por mm³.
A coagulação
- Lesão: acúmulo de plaquetas.
- Tromboplastina (proteína) ativadora de Protrombina (proteína produzida pelo fígado).
A tromboplastina, junto com íons cálcio e vitamina K promovem a "manifestação da protrombina que, transforma-se em trombina (proteína) que induz o fibrinogênio a originar a fibrina, que formará uma malha que promoverá a coagulação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário