UOL HOST: Hospedagem de sites, Loja Virtual, Registro de domínios
Melhorando na Escola: Tecido Hematopoiético

Ads 468x60px

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Tecido Hematopoiético

Dividido em tecido mieloide e tecido linfoide, o que o diferencia é quanto ao tipo de célula que os origina, se são células tronco linfoide ou células tronco mieloide. Todas, são originadas na medula óssea vermelha, no entanto, ao serem originados os linfócitos T e B, os linfócitos T migram para o timo e lá se diferencial, enquanto os linfócitos B sofrem diferenciação ainda na medula óssea.

Medula óssea vermelha

Encontrada no interior de ossos longos (clavícula, osso externo, costelas e etc) e em recém nascidos, nas epífises do fêmur.

Tecido linfoide

Tecido de armazenamento e diferenciação de células linfoides. Encontrado em órgãos como baço, tonsilas, timo e linfonodos (gânglios linfáticos).
O sistema linfático é responsável pela produção da linfa, líquido que circula dentro de vasos linfáticos e que é filtrado pelos órgãos linfáticos.

O sangue

Líquido heterogêneo com posto por plasma (90% água) e elementos figurados (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas).

O plasma

Líquido que permite a circulação das células sanguíneas. E onde ficam diluídas substâncias como proteínas, hormônios, vitaminas e etc...

Células do sangue: glóbulos vermelhos

Também chamados de eritrócitos ou hemácias, correspondem a maior parte celular do sangue (4,5 a 5 milhões por mm³).
São discoides, bricôncavas e duram em média 120 dias, sendo destruídos no baço ou no fígado.
Caracterizam-se pela presença de hemoglobina, um pigmento composto por um radical HEME (que contém ferro) e globina, uma proteína.
As hemácias são responsáveis pelo transporte de gases e nutrientes por todo nosso corpo, sendo as principais no transporte de O2 e CO2.
Para isso, é necessário a presença de ferro que compõe o radical HEME de forma estrutural da hemoglobina, ou seja, O2 e CO2 têm afinidade e formam uma ligação instável com a hemoglobina (ferro). Deste modo, conseguem realizar o transporte de gases (O2 e CO2) e depois se desprendem dele podendo realizar novo transporte.

Monóxido de Carbono (CO)

O CO forma uma ligação estável com a hemoglobina, de modo que sua força de ligação não permite que eles se desprendam e impedindo que a hemoglobina realize o transporte de outros gases como o O2. Assim, o CO é responsável pela morte por asfixia devido a "incapacidade" das hemoglobinas (nas hemácias) carregarem O2.

Nenhum comentário: