UOL HOST: Hospedagem de sites, Loja Virtual, Registro de domínios
Melhorando na Escola: Revolução Francesa

Ads 468x60px

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Revolução Francesa

Formação da Contrarrevolução

Externamente, países não aceitavam a revolução na França, por medo da influência sobre a sua população. Nesse caso, Luís XVI tenta fugir, mas acaba sendo preso, se resultando em estopim para os jacobinos assumirem o poder.

República Jacobina

Houve a reformulação de uma nova constituição, tendo o voto universal (masculino), educação gratuita para todos e o fim da escravidão nas colônias francesas. Entretanto, São Domingos (Haiti) já havia conquistado a sua independência antes da república jacobina.
Sendo assim, foram criadas também as novas organizações, que são elas: o Novo Calendário e, também, a Lei dos Máximos, que impõe um teto máximo para o preço de vários produtos para o consumo da camada popular, mas essa lei acaba não dando certo, ocorrendo o boicote de produtores.
No Comitê de Salvação Pública, que comandava os exércitos e administrava as finanças públicas da França na época da Revolução Francesa, houve a investigação dos "traidores", e no tribunal revolucionário ocorreu o julgamento dos "traidores", com tudo isso sendo liderado por Robespierre.

Problemas do período

No Período do Terror, que foi um período compreendido entre agosto de 1792 (queda dos girondinos) e 27 de julho de 1794 (prisão de Maximilien de Robespierre, ex-líder dos Jacobinos), ocorreu a radicalização jacobina, acabando com que a população não apoiasse mais. Com esse fato, os girondinos aproveitam para dar golpe sobre os jacobinos, e no final acabam reassumindo o poder. Esse golpe recebe o nome de 9 Termidor (reação termidoriana).

Nenhum comentário: