Economia
Na economia, o principal produto de exportação será o café. Nele, há o modelo agro-exportador, e o governo brasileiro e seus parceiros internacionais, principalmente os ingleses, não estavam interessados em estimular a atividade industrial no Brasil.
Surto Industrial brasileiro
Na Tarifa Alves Branco (1844), que foi uma medida que incentivou a indústria brasileira durante o Império, produtos estrangeiros sem concorrentes no Brasil pagariam 30% de imposto, e os produtos estrangeiros com concorrentes, também no Brasil, pagariam 60% de imposto. Essa tarifa vai estimular a produção industrial no Brasil.
Era Mauá
O Barão de Mauá foi um empresário brasileiro responsável pelo desenvolvimento industrial no período. Suas realizações foram:
- Construção da 1ª Estrada de Ferro do Brasil (ligando o porto Estrela, em Magé, a raiz da serra, em Petrópolis).
- Fundou Bancos e Companhias de Seguro.
- Fábrica de peças de couro.
- Companhia de Iluminação.
- Instalou a 1ª linha de telégrafos do Brasil.
O Mauá faliu por causa da falta de apoio do governo e da concorrência estrangeira, estimulada pela revogação da Tarifa Alves Branco.
Fim do Tráfico de Escravos
As pressões da Inglaterra para o fim do tráfico negreiro vão aumentar, principalmente, após a promulgação da Tarifa Alves Branco.
Em 1825 o governo brasileiro havia se comprometido a acabar com o tráfico, mas não tomava medidas efetivas ("lei pra inglês ver"). Os ingleses reagiram decretando uma lei que permitia o abate e/ou conflito de navios negreiros, o Bill Aberdeen.
O governo em 1850 decreta a lei Eusébio de Queiroz que efetivamente proibia o tráfico negreiro.
terça-feira, 22 de setembro de 2015
Assinar:
Postar comentários (
Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário